Perguntas frequentes

Com relação a previdência professional (2° pilar, BVG) e AHV:

• O que devo fazer quando mudar de emprego?

Com relação a AHV/IV: Deverá apresentar o seu cartão de seguro AHV-IV junto da nova entidade patronal

Com relação a previdência professional (2° pilar, BVG): Deverá indicar à instituição de previdência da entidade patronal antiga o enderêço da nova instituição de previdência. Este enderêço lhe é fornecido pela entidade patronal. Quando tiver o novo enderêço, poderá proceder à transferência do capital poupado (prestação de saída).

• O que devo fazer se deixar de trabalhar e continuar a residir na Suiça, não usufruindo ainda da reforma?

Com relação a AHV/IV: Deverá registrar-se na caixa de compensação (Ausgleichskasse) cantonal no cantão onde possui residência. O enderêço encontra-se na internet em:

www.ahv-iv.info

Com relação a previdência professional (2° pilar, BVG): Não poderá receber o capital poupado (prestação de saída) em dinheiro. Possui, no entanto, três possibilidades:

1.  O capital poderá ser transferido para uma conta bancária especial chamada conta de livre circulação (Freizügigkeitskonto).

2.   O capital poderá ser transferido para um seguro (apólice de livre circulação).

3.   Ou pode deixar o dinheiro na institução de recolha.

Indique à sua instituição de previdência qual a opção que pretende escolher.

Fonte das informações acima: Eidgenössisches Justiz- und Polizeidepartement EJPD, Bundesamt für Migration BFM, „Sistema de Segurança Social: Residência na Suiça e Saída do País. Ausgabe 2010. Atualisação em 12.10.2017.

• Quais são os documentos que devo absolutamente guardar?

1.   Cartão do seguro da AHV-IV

2.   Extrato da conta individual (IK individuelles konto): um extrato gratuito da sua conta poderá ser requirido em qualquer momento, por escrito, neste link: http://www.sva-ag.ch/online-schalter/bestellung-kontoauszug/

3.   Declarações de salário emitidas pela sua entidade patronal. Nste documento constam o seu salário e as respectivas deduções. Com este documento poderá sempre comprovar que trabalhou, quanto tempo trabalhou e que deduções foram feitas. Isto lhe será útil, quando requerer prestações ou um reembolso das contribuições AHV e não chegar a um acôrdo com a entidade seguradora. É também importante que conheça os nomes e enderêçosde todas as suas entidades patronais.

4.   Declarações de rendimento (Lohnausweis): São os documentos que a sua entidade patronal elabora para a autoridade fiscal. Estas declarações são emitidas uma vez por ano. Neste documento consta a soma dos seus salários e das deduções efetuadas durante o ano.

5.   Declaração de previdência do 2° pilar: nesta contém o montante das prestações a que terá direito no caso de entrar na reforma ou ficar incapacitado ou falecer. Igualmente consta o montante da prestação de saída.

6.   Regulamento da instituição der previdência: Cada instituição der previdência possui um regulamento próprio. Neste contém os direitos e obrigações gerais de todas as pessoas seguradas.